Resumo
A indústria da aviação é um setor de difícil descarbonização, responsável por 2,5% das emissões globais de CO2, o que impulsiona a busca por soluções sustentáveis. Organizações do setor estabeleceram metas para reduzir seu impacto climático, propondo ações como o avanço tecnológico das aeronaves, a otimização do tráfego aéreo e o uso de combustíveis sustentáveis – dentre os quais o bioquerosene de aviação se destaca como alternativa promissora, por sua compatibilidade com a infraestrutura existente e menores emissões de carbono. O Brasil possui um grande potencial para a produção destes combustíveis devido à sua experiência consolidada em bioenergia e à abundância de biomassa disponível. Devido ao custo superior do combustível em relação ao querosene fóssil, seu uso impacta diretamente no preço das passagens aéreas, visto que os combustíveis representam a maior parte dos custos operacionais das companhias. Neste contexto, o estudo propõe uma metodologia para avaliar os impactos da implementação do bioquerosene no setor aéreo brasileiro. A abordagem consiste na elaboração de nove cenários que combinam diferentes trajetórias de demanda e intensidade energética. Em seguida, o estudo analisa a demanda por bioquerosene necessária para atender às metas nacionais de redução de emissões estabelecidas na Lei no 14.993/24, além de avaliar seu impacto na demanda do setor e no custo das passagens aéreas. Por fim, investiga-se a viabilidade econômica do bioquerosene, considerando fatores como disponibilidade de biomassa, capacidade produtiva e investimentos necessários.