Objetivos
É possível uma empresa sustentável? O que é uma empresa sustentável? O que é uma empresa bem-sucedida? Elas são diferentes? Que ferramentas existem para gerir e avaliar a sustentabilidade das empresas?
Para discutir essas perguntas, oferecemos este curso multidisciplinar, trabalhando com literatura de filosofia, ciências sociais (economia, sociologia e ciência política) e de negócios (marketing, finanças, contabilidade, comportamento organizacional). Serão empregados estudos de caso, leitura, debates, palestrantes convidados, filmes, discussões, jogos e atividades on-line para o aprendizado.
O curso visa promover um maior entendimento das questões éticas que as empresas e investidores devem lidar, bem como os benefícios e desafios de incorporar questões ambientais e sociais na estratégia corporativa. Ao final do curso o aluno deve ser capaz de i) compreender e avaliar as questões críticas do desempenho empresarial nas perspectivas financeiras, ambientais e sociais; ii) identificar e empregar ferramentas de gestão da sustentabilidade empresarial dentro do contexto de diversas empresas e industrias; iii) compreender os papeis de empresas, ONGs, entidades de padronização, governos e outros dentro da sustentabilidade empresarial; e iv) desenvolverem um “business case” para sustentabilidade empresarial.
Ementa
Aula 1 – Empresas, corporações e o mercado financeiro: Papeis e responsabilidades
Dinâmica: Palestra e filme
Aula 2 – Empresas, corporações e o mercado financeiro: Papeis e responsabilidades (continuação)
Dinâmica: Palestra e discussão dirigida
Aula 3 – Teorias de Sustentabilidade Empresarial: Teoria dos Stakeholders, Visão dos baseada nos Recursos Naturais, Contrato Social, Estratégia e Sociedade, Cidadania corporativa, Bem Comum
Dinâmica: Cada aluno apresenta uma teoria seguida por uma discussão sobre diferenças e aplicabilidade das teorias.
Aula 4 – Ética e Governança
Dinâmica: Debate