IVIG

O IVIG é um instituto multidisciplinar que desenvolve estudos e projetos em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em sustentabilidade. Criado em 1999, por iniciativa da Faperj e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, opera em rede com programas da COPPE, unidades da UFRJ e outras instituições de pesquisa, do país e do exterior.

Conta com cerca de cem pesquisadores nas áreas de energia, biocombustíveis, transportes, infraestrutura, gestão de recursos naturais, análise e gerenciamento de risco e outras. Entre as pesquisas e projetos desenvolvidos, destacam-se os voltados para produção e uso eficiente de energia, cujo objetivo é reduzir possíveis impactos ambientais e riscos do uso indevido de tecnologias.

Atua em projetos de abrangência nacional, em todos os biomas, e na integração entre tecnologias e necessidades de desenvolvimento socioeconômico do país. Também desenvolve pesquisas de âmbito internacional, em temas como mudanças climáticas e gestão de recursos transfronteiriços da água em bacias como a do rio Amazonas e do rio da Prata.

Interage com universidades, governo, empresas e instituições e conta com a colaboração de pesquisadores externos, de acordo com a demanda de projetos e pesquisas.