CENERGIA

O Centro de Economia Energética e Ambiental (CENERGIA), criado em 2002, é um laboratório integrado de pesquisa do Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ.

A missão do CENERGIA é desenvolver pesquisa aplicada e disseminar conhecimentos inovadores sobre interações complexas do setor de energia com o desenvolvimento socioeconômico e as dimensões ambientais globais e locais. Aplicando ferramentas pioneiras de modelagem de planejamento energético, o trabalho do CENERGIA apóia formuladores de políticas de energia e de clima na compreensão das sinergias e conflitos associados à inovação tecnológica para uma transição para uma economia de baixa emissão de carbono no Brasil, América Latina e no mundo.

O CENERGIA vem trabalhando intensamente com modelos integrados de otimização energética e ambiental, especialmente com o modelo MESSAGE-Brasil desde 2003, e mais recentemente, com os modelos nacionais TIMES-Brasil e REMIX-CEM-B, o e os modelos globais COFFEE (Computable integrated Framework For Energy and the Environment) e TEA (Total-Economy integrated Assessment Model, um modelo de equilíbrio geral computável).

Ao longo do tempo, esses modelos de avaliação integrada (IAMs) foram aprimorados e adaptados para melhor representar os setores energéticos e de uso da terra do Brasil, América Latina e mundo, incorporando mais de 8.000 opções tecnológicas de oferta e demanda de energia e suas interações com o desenvolvimento econômico, mudanças climáticas, poluição do ar, consumo de água e mudanças do uso do solo.

Além disso, os IAMs desenvolvidos no CENERGIA são integrados com modelos específicos adaptados e/ou criados no laboratório, como o modelo de refino CAESAR, por exemplo, ou mesmo com outras ferramentas preparadas para análise de ciclo de vida, análise de processos, avaliação de instalações de captura de carbono, energia solar concentrada, PV, etc.