E-mail: emilio@ppe.ufrj.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica de Sistemas e Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Técnicas Econômicas, Previsão, Prospectiva pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1980). Atualmente é Professor Titular do Programa de Planejamento Energético (PPE), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA) e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CENTROCLIMA). Tem experiência na área de Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento energético, planejamento ambiental, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Participou, desde 1992, da autoria de diversos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), sendo membro deste grupo de cientistas que recebeu, em 2007, o Prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Al Gore. Participou em 2017 da Comissão de Alto Nível sobre Preço do Carbono coordenada pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e Lord Nicholas Stern, uma iniciativa da Carbon Pricing Leadership Partnership lançada pelo Governo da França em conjunto com o Banco Mundial.